terça-feira, 8 de dezembro de 2009

- Governo quer reduzir mortalidade infantil junto às comunidades quilombolas - AL

O beneficiamento da água para consumo humano e saneamento básico reduziu em cerca de 30% a mortalidade infantil. Nesta terça-feira (1º) os secretários de Estado da Saúde, Herbert Motta, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alex Gama e da Agricultura, Jorge Dantas, discutiram propostas de atuação em conjunto destas pastas, visando reduzir a mortalidade infantil e garantir a segurança alimentar de comunidades quilombolas, indígenas e de assentamentos de reforma agrária.

“A determinação do governador Teotonio Vilela Filho é que as secretarias devem trabalhar juntas com o foco na redução da mortalidade infantil que, em 70% dos casos apresenta causas evitáveis como, por exemplo, a falta de vacinação e ocorrências de doenças de veiculação hídrica. Se garantirmos água de qualidade para o consumo humano estaremos contribuindo decisivamente para melhorar os indicadores de saúde em Alagoas”, explicou Motta.
Cada secretaria indicou um profissional que fará parte da equipe técnica responsável pelo levantamento das informações nos municípios que possuem populações quilombolas, indígenas e com assentamentos. “As ações também precisam levar em consideração um trabalho educativo com a comunidade para o consumo racional da água e preservação do meio ambiente”, defendeu o secretário Alex Gama.

Fonte: Gazeta web em

Nenhum comentário: